Como começar a ser um investidor

Como ser um investidor

Os investidores mais bem sucedidos não foram feitos em um dia. Aprender as variações do mundo financeiro, e sua personalidade para entender como começar a ser um investidor leva tempo e paciência, sem mencionar as tentativas e erros.

Aluguel, contas de serviços públicos, pagamentos de dívidas e mantimentos podem parecer tudo o que você pode pagar quando está apenas começando. Mas depois de dominar o orçamento para essas despesas mensais (e reservar uma quantia de dinheiro em um fundo de emergência), é hora de começar a investir. A grande dúvida é descobrir em que investir e quanto.

Como um novato no mundo dos investimentos, você terá muitas perguntas, entre as quais: como começar a ser um investidor? O que é preciso para ser um investidor? O que um investidor precisa estudar? Quais são as melhores estratégias de investimento para iniciantes? Qual o melhor tipo de investimento para iniciantes? 

Se você tem pelo menos uma dessas dúvidas, fique tranquilo(a), que o nosso artigo responderá a essas perguntas e muito mais. Aqui você encontrará o que você precisa saber para começar a ser um investidor.

 

O que é um investidor?
Quais os melhores investimentos para iniciantes?
Ação
Títulos
CDB
Criptomoedas
Fundos mútuos
Como começar a investir no zero?
Invista o quanto antes

 

O que é um investidor?

Um investidor é um indivíduo que coloca dinheiro em uma entidade, como uma empresa, para obter um retorno financeiro. O principal objetivo de qualquer investidor é minimizar o risco e maximizar o retorno. Está em contraste com um especulador que está disposto a investir em um ativo arriscado com a esperança de obter um lucro maior.

Existem muitos tipos de investidores por aí. Alguns investem em startups esperando que a empresa cresça e prospere; eles também são chamados de capitalistas de risco. Além disso, existem aqueles que colocam seu dinheiro em um negócio em troca de participação parcial na empresa. Alguns também investem no mercado de ações em troca de pagamentos de dividendos.

Saber quem é a figura do investidor é o primeiro passo para entender qual a sua posição e quais as possibilidades, para a partir de então, se tornar um e viver na prática as experiências e ser um investidor.

 

Quais os melhores investimentos para iniciantes?

Como começar a ser um investidor parece fácil, mas é bem mais complexo do que se imagina e demanda muito estudo. Tudo inicia com um plano e um prazo; quando você sabe o valor que pretende investir e o período que irá dedicar a isso, fica muito mais fácil para traçar uma meta e alcançá-la.

Em seguida, aprenda sobre como o mercado funciona, descubra qual estratégia de investimento é melhor para você e determine que tipo de investidor você é. Mas atenção, tenha cuidado com quem você está recebendo conselhos e esteja atento aos seus próprios preconceitos e suposições, enquanto encontra o caminho certo para você.

Certifique-se de entender que esta é uma jornada de longo prazo para que você não seja tropeçado por contratempos de curto prazo; sempre fique aberto e aprenda com seus erros. É importante entender cada instrumento e quanto risco ele carrega. Os investimentos mais populares para quem está começando incluem:

 

Ação

Uma ação é uma parte do capital social de uma empresa. Ao adquirir uma ação, você se torna sócio dessa empresa, passando a ter direito aos seus lucros. Mas fique atento, cada tipo de ação possui as suas características que devem ser analisadas antes de adquiri-las.

 

Títulos

Um título é essencialmente um empréstimo a uma empresa privada ou entidade governamental. No caso de títulos públicos, são emitidos pelo Governo Federal por meio do Tesouro Nacional e é considerado um dos investimentos mais seguros que existem, justamente pela chance do governo falir ser mínima.

Já os títulos privados, são emitidos por empresas como bancos, seguradoras e outras organizações que estão em busca de recursos. Cada título possui sua garantia e rendimento de acordo com o risco que oferece. 

Os títulos geralmente são menos arriscados do que as ações porque você sabe exatamente quando será pago de volta e quanto ganhará. Mas os títulos obtêm retornos de longo prazo mais baixos, portanto, devem constituir apenas uma pequena parte de uma carteira de investimentos de longo prazo.

 

CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um investimento muito parecido ao Tesouro Direto, mas nesse caso você está emprestando dinheiro ao Banco para que ele possa captar recurssos. Ao final do empréstimo você recebe o valor emprestado mais o acréscimo de juros, que deve ser consultado com antecedência.

 

Criptomoedas

Melhores investimentos para iniciantes

As criptomoedas são moedas digitais que funcionam como meio de troca entre investidores. Esta é uma forma de investimento que protege dados, transações e informações. A mais conhecida delas é o Bitcoin, mas existem muitas outras, como a Cardano, Bitcoin Cash, Tether etc.

 

Fundos mútuos

Um fundo mútuo é uma mistura de investimentos agrupados. Os fundos mútuos permitem que os investidores ignorem o trabalho de escolher ações e títulos individuais e, em vez disso, comprem uma coleção diversificada em uma transação. A diversificação inerente dos fundos mútuos os torna geralmente menos arriscados do que as ações individuais.

 

Como começar a investir no zero?

Como investir dinheiro?

Como começar a ser um investidor bem-sucedido é uma jornada, não um evento único, e você precisará se preparar como se estivesse fazendo uma longa viagem. Comece definindo seu destino e, em seguida, planeje sua caminhada de investimento de acordo com o seu foco. O seu plano dependerá de seus objetivos de investimento.

Investir seu dinheiro é a maneira mais confiável de construir riqueza ao longo do tempo. Se você é um investidor de primeira viagem, estamos aqui para ajudá-lo a começar. É hora de fazer seu dinheiro trabalhar para você. 

Antes de colocar seu dinheiro suado em um veículo de investimento, você precisará de uma compreensão básica de como investir da maneira certa. Aqui estão algumas das melhores maneiras de investir dinheiro. No entanto, não há uma resposta única. 

Na hora de investir não existe regra, o primeiro passo é escolher a melhor forma que funciona para você, que pode ser completamente diferente da que funciona para um amigo, pois cada investidor possui o seu perfil. Para descobrir isso, você deve considerar: seu estilo, seu orçamento e sua tolerância ao risco.

Quanto tempo você quer investir seu dinheiro? O mundo dos investimentos tem dois campos principais quando se trata de maneiras de investir dinheiro: investimento ativo e investimento passivo. Ambos os estilos têm mérito, desde que você se concentre no longo prazo e não esteja apenas buscando ganhos no curto prazo. Mas seu estilo de vida, orçamento, tolerância ao risco e interesses podem lhe dar preferência por um tipo. 

O investimento ativo significa dedicar tempo para pesquisar investimentos e construir e manter seu portfólio por conta própria. Se você planeja comprar e vender ações individuais por meio de um corretor online, planeja ser um investidor ativo. Para ser um investidor ativo com sucesso, você precisará de três coisas:

 

Tempo

O investimento ativo requer muita lição de casa. Você precisará pesquisar oportunidades de investimento, realizar algumas análises básicas e acompanhar seus investimentos depois de comprá-los.

 

Conhecimento

Todo o tempo do mundo não ajudará se você não souber analisar investimentos e pesquisar ações adequadamente. Você deve pelo menos estar familiarizado com alguns dos conceitos básicos de como analisar ações antes de investir nelas.

 

Desejo

Muitas pessoas simplesmente não querem gastar horas em seus investimentos. E como os investimentos passivos historicamente produziram fortes retornos, não há absolutamente nada de errado com essa abordagem. O investimento ativo certamente tem potencial para retornos superiores, mas você precisa gastar tempo para acertar.

Por outro lado, o investimento passivo equivale a colocar um avião no piloto automático versus pilotá-lo manualmente. Você ainda obterá bons resultados a longo prazo, e o esforço necessário é muito menor. 

Em poucas palavras, o investimento passivo envolve colocar seu dinheiro para trabalhar em veículos de investimento onde outra pessoa está fazendo o trabalho duro (o investimento em fundos mútuos é um exemplo dessa estratégia). Ou você pode usar uma abordagem híbrida. Por exemplo, você pode contratar um consultor financeiro ou de investimentos ou usar um consultor robótico para construir e implementar uma estratégia de investimento em seu nome.

 

Inicie o seu capital com a Intersena

 

Invista o quanto antes

Investir quando você é jovem é uma das melhores maneiras de ver retornos sólidos do seu dinheiro. Isso se deve aos ganhos compostos, o que significa que seus retornos de investimento começam a ganhar seu próprio retorno. A composição permite que o saldo da sua conta cresça ao longo do tempo. E essa é a melhor forma de aprender como começar a ser um investidor. 



Voltar



Noticia: 700

iCred

Compre seus créditos antecipadamente e jogue quando quiser.

BOLETIM DIÁRIO

Cadastre-se e receba nossos boletins diários com resultados, data de sorteios, avisos e promoções

VEJA OS DEPOIMENTOS

Depoimentos

Muito pratico.... já ganhei vários prêmios vale a pena tentar... confio na INTERSENA.

Ana Aparecida da Rosa Brasil ESTIVA-MG

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entendi.