O que é selic?

O que é taxa selic?

Apesar de muita gente já ter ouvido falar da Selic, a maioria não sabe exatamente o que é e como isso afeta suas vidas. Aprenda  o que é Selic e outros aspectos neste artigo.

No início de março de 1999, o governo brasileiro anunciou sua intenção de iniciar a condução da política monetária com base no regime de metas de inflação. O Brasil adotou formalmente o regime de metas de inflação como diretriz da política monetária com a edição do Decreto 3.088 do Presidente da República, em 21 de junho de 1999. 

Em 30 de junho de 1999, o Conselho Monetário Nacional (CMN) editou a Resolução 2.615, que definiu o índice de preços de referência e metas de inflação para 1999 e para os dois anos seguintes.

No Brasil, a meta de inflação é definida pela taxa de variação anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), um dos IPC’s brasileiros. Esse índice é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O regime brasileiro considera um índice cheio como referência, em linha com a maioria dos países que adotam metas formais de inflação.

A maioria dos bancos centrais usa uma taxa de juros de curto prazo como o principal instrumento de política. Da mesma forma, o regime de metas de inflação brasileiro utiliza a taxa Selic como principal instrumento de política monetária.

O que é a Taxa Selic?
Taxa Selic Over
Taxa Selic Meta
Como funciona a Taxa Selic?
Mas o que significa Selic?
Quem decide o valor dessa taxa?
Como a Taxa Selic é calculada?
Por que a Taxa Selic é importante?
Quais investimentos são afetados pela Selic?
Tesouro Selic
Caderneta de poupança
Investimentos de Renda Fixa
Acompanhe a Selic

O que é a Taxa Selic? 

A taxa Selic é a taxa média de juros cobrada sobre os empréstimos diários com vencimento de um dia (overnight) lastreados em títulos públicos registrados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), ou seja, a taxa de juros que equilibra o mercado de reservas.

Em outras palavras, se você quer saber o que é Selic, trata-se de uma taxa na qual os bancos privados e públicos calculam suas próprias taxas de juros. Portanto, se os governos baixarem a taxa Selic, consequentemente os bancos também terão que baixar suas taxas, e vice-versa. 

A grande diferença entre a taxa Selic e as taxas dos bancos é explicada pelas instituições financeiras como o valor dos riscos que envolvem o não pagamento dos clientes, bem como a arrecadação de impostos. 

Inicie seus investimentos com a Intersena

Taxa Selic Over

É a taxa média ajustada das taxas diárias de financiamento calculadas pela Selic para títulos públicos.

Taxa Selic Meta

O Comitê de Política Monetária (Copom) estabelece a meta para a taxa Selic, cabendo às operações de mesa de mercado aberto do Banco Central do Brasil (BCB) manter a taxa Selic efetiva próxima da meta.

 

Como funciona a Taxa Selic?

Copom Selic

A taxa Selic muda a cada dia, mas, na prática, sua média é sempre um número próximo à meta estabelecida. A cada 45 dias, essa meta é redefinida em reuniões com o governo e o Comitê de Política Monetária. Conhecido como Copom, é o Comitê de Política Monetária, composto por oito membros do Conselho de Administração do Banco Central.

Esses encontros duram sempre dois dias e são divididos em duas etapas, uma realizada na terça-feira e outra na quarta-feira. No primeiro dia, são discutidos todos os aspectos que podem influenciar efetivamente o ambiente econômico, como câmbio, inflação, economia internacional e outros. No segundo dia, os membros do comitê discutem o cenário possível e tentam chegar a um acordo sobre a taxa de juros.

Terminada a reunião, é publicada a decisão da comissão e dos viés, que é a tendência para os próximos dias: se a taxa permanecer a mesma, aumentar ou diminuir. Nos casos em que a decisão não for unânime, os resultados da votação também são publicados.

 

Mas o que significa Selic?

Selic é a abreviatura de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia e é conhecido no exterior como Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Também conhecida como Taxa Selic, que é a taxa básica de juros definida pelo governo.

Esta é uma maneira simples de colocá-lo. Em uma explicação mais complexa, a Selic é a taxa de juros para empréstimos entre bancos em operações que duram apenas um dia e também são chamadas de “overnight”. Essas operações têm como garantia títulos públicos.

 

Quem decide o valor dessa taxa?

Quem decide o valor da taxa Selic é o Copom (Comitê de Política Monetária), que possui oito membros do Conselho de Administração do Banco Central.

 

Como a Taxa Selic é calculada?

Essa taxa é calculada como a taxa de juros média ponderada das operações interbancárias overnight com garantia de títulos do Governo Federal Brasileiro. 

 

Por que a Taxa Selic é importante?

A taxa SELIC é um instrumento fundamental do Banco Central do Brasil em sua política monetária. Como parte das metas de inflação, o Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil estabelece regularmente uma meta para a taxa SELIC, que serve como um indicador de meta para regular a inflação.

Para atingir a meta, o Banco Central do Brasil utiliza operações de mercado aberto. Além da meta de inflação, a taxa SELIC também atua como um importante indicador macroeconômico e estatístico na análise da situação da economia brasileira. Entre outras coisas, essa alíquota é a base para calcular os pagamentos de cupom de uma série de títulos do governo brasileiro.

 

Quais investimentos são afetados pela Selic?

Taxa Selic Hoje

Normalmente o governo reduz a Selic quando quer incentivar a oferta de empréstimos com taxas mais baixas, estimulando o consumo e animando a economia. 

No entanto, se há uma economia vibrante e a inflação está aumentando, o governo aumenta a Selic, os empréstimos ficam mais caros e o consumo da população diminui, evitando que os preços subam.

Sabendo o que é Selic e como funciona, conheça os investimentos que são impactados por essa taxa:

 

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é visto como uma porta de entrada para o mercado financeiro, trata-se de um título público emitido pelo governo federal. O conceito básico é que seu investimento funciona como um empréstimo ao governo e o valor arrecadado é utilizado para pagar contas e financiar atividades do Estado, por meio da promoção de áreas como saúde, educação, infraestrutura, lazer, entre outras.

Como não exige altos valores de investimento e tem baixas taxas de risco, o ativo é uma boa opção para começar a investir.

Além disso, o título possui liquidez diária, ou seja, o investidor pode sacar o valor a qualquer momento. Por isso, é a melhor alternativa para quem está fugindo da falta de rentabilidade da poupança e buscando agilidade no resgate do dinheiro. 

Por conta dessa facilidade, o Tesouro Selic ainda é a melhor opção para a formação da reserva de emergência. O investimento pode protegê-lo em situações financeiras imprevisíveis, como perda de emprego, doenças, acidentes, entre outros.

 

Caderneta de poupança

A caderneta de poupança é um investimento diretamente afetado pela variação da taxa básica de juros, isso porque pode pagar uma parte da Selic.

Por definição, o rendimento da poupança está ligado à taxa Selic, caso ela esteja acima de 8,5% ao ano, a caderneta vai render 0,5% em cima do valor aplicado, mais a Taxa Referencial (taxa de juros de referência). Agora, se a taxa for igual ou menor que 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic, mais a Taxa Referencial.

 

Investimentos de Renda Fixa

Esse é outro investimento afetado pela taxa Selic, isso porque, como ela serve de parâmetro para que os juros das instituições bancárias e financeiras sejam calculados, quando há uma variação, seja positiva ou negativa, impacta esses investimentos.

Quando o governo diminui a Selic, as taxas, tanto cobradas nos empréstimos e aquelas pagas como remuneração, consequentemente, também diminuem.

Aposte nas loterias acumuladas com a Intersena

Acompanhe a Selic

O aumento da Selic, como ocorreu em abril de 2013, pode ser entendido como uma tentativa do governo de controlar a inflação que ultrapassou a meta. Aumentar a taxa básica faz com que os bancos aumentem suas taxas também. 

Como mencionado anteriormente, isso diminui o número de empréstimos, o consumo das pessoas e os preços dos produtos. 

O problema é que isso também dificulta a obtenção de empréstimos por parte das empresas, já que são mais caros para elas também. Sem dinheiro, as empresas param de investir e a produção diminui, e a tecnologia não desenvolve.

Além disso, com a alta taxa de juros no país, os investidores estrangeiros começam a comprar reais brasileiros para poder investir no Brasil, e essa moeda é valorizada em relação ao dólar, tornando os produtos estrangeiros mais baratos. Isso consequentemente aumenta as importações e faz com que o país se desenvolva menos.

Aumentar a Selic é uma medida que deve ser acompanhada de outras medidas para manter o equilíbrio da economia. Isso mostra o quanto é importante conhecer a influência que uma mudança de alíquota de imposto tem na vida das pessoas, mesmo quando seu impacto não é claro para todos.



Voltar



Noticia: 717

iCred

Compre seus créditos antecipadamente e jogue quando quiser.

BOLETIM DIÁRIO

Cadastre-se e receba nossos boletins diários com resultados, data de sorteios, avisos e promoções

VEJA OS DEPOIMENTOS

Depoimentos

Muito pratico.... já ganhei vários prêmios vale a pena tentar... confio na INTERSENA.

Ana Aparecida da Rosa Brasil ESTIVA-MG

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entendi.