Quais São os Melhores Investimentos?

Quais são os melhores investimentos

Em economia, o investimento significa a aplicação de capital com a expectativa de um benefício futuro. Basicamente o investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera, ou é pelo menos igual à taxa de juros ou quando os lucros são maiores ou iguais ao capital investido.

Muitas pessoas ao redor do mundo vêem o investimento como algo promissor, e estão certas! Os investimentos são a melhor forma de fazer o seu dinheiro crescer e construir um patrimônio.

Quando se entra no mercado financeiro, encontram-se diferentes ativos para diferentes finalidades. E é importante saber que existem diversas opções de aplicações para diferentes tipos de investimentos. O mercado está repleto de oportunidades para lucrar.

Confira a seguir tudo sobre os melhores investimentos, o que são, diferentes tipos, entre outros!

O que são investimentos financeiros?

De modo geral, o investimento financeiro é a prática de operações envolvendo compras e vendas de algum ativo financeiro - como por exemplo, uma ação - visando aumentar o patrimônio, manter participação ativa no mercado e gerar lucro sobre o investimento feito.

Investimentos financeiros são operações para poupar ou multiplicar o dinheiro em questão, sempre focando em um futuro bem sucedido. Você já deve ter ouvido alguém falar “vou investir meu dinheiro e trabalhar para mim.” E é basicamente isso o que o investimento financeiro faz, se mantém constantemente ativo no mercado financeiro para gerar mais recursos.

Além disso, quando entramos no assunto de investimento, muitos acham que envolve muito dinheiro para começar, e não é bem assim! Atualmente, é possível realizar bons investimentos sem iniciar com uma soma alta, em todas essas questões, é indispensável uma reeducação financeira.

Quais os tipos de investimentos financeiros?

No mundo financeiro, todos temos uma grande diferença dentro da carteira, e quando nos interessamos a investir financeiramente temos que saber qual a melhor opção de investimento disponível no mercado para cada pessoa. Os tipos de investimentos são muito abrangentes e diversos, por isso, devemos estudar e entender qual o melhor para nossa realidade e para o resultado que desejamos ter no futuro.

Por isso, separamos os principais tipos de investimentos financeiros para você saber qual o ideal para você. Confira!

Caderneta de poupança

A caderneta de poupança, é mais conhecida somente por poupança, é um tipo de conta bancária com o foco principal em guardar seu dinheiro, com o bônus de ganhar um percentual sobre o valor aplicado. Assim, funciona como um investimento.

Por conta da sua praticidade, essa forma de investimento financeiro se tornou muito conhecida entre os brasileiros. Segundo o banco central, no ano de 2019, 158 milhões de pessoas fizeram uso da modalidade, o que representa 75% de toda a população do país.

A caderneta de poupança é um investimento neutro, pois não é o melhor tipo de investimento do mercado, mas também não é o pior. Mas o que falta muito entre as pessoas é o conhecimento das alternativas para uma melhor opção.

A poupança possibilita o saque do valor a qualquer momento, como em uma conta tradicional. Também dá a opção de fazer transferências e é justamente por toda essa movimentação que torna a caderneta de poupança, mais uma conta do que um investimento de fato.

Os juros pagos pela poupança estão completamente ligados e dependentes da taxa SELIC, com um acréscimo referencial (TR).

CDB

A definição de CDB é certificado de depósitos bancários, e são um dos tipos de investimentos mais conhecidos. Essa modalidade está presente na maioria dos bancos brasileiros. Por isso, geralmente são a primeira opção quando optam por migrar o dinheiro da poupança para algo mais rentável. A facilidade é um grande fator da CDB.

De forma geral, quem compra CDBs empresta o dinheiro para os bancos financiarem suas atividades de crédito. Assim, o banco oferece em troca uma remuneração, ou melhor, os juros por um determinado período.

Existem muitos tipos de CDBs de acordo com a rentabilidade desejada. O valor mínimo é outra questão importante para poder investir na opção. A CDB está acessível para aplicações a partir de R$500,00.

Ações

As ações representam frações de companhias de capital aberto, em outras palavras, aquelas que são negociadas na Bolsa de Valores. As ações são títulos que representam uma fração do valor das companhias ou sociedades anônimas, em outras palavras, ações são parte de uma grande empresa.

Existe alguns tipos específicos de ações, confira:

  • Ações Ordinárias (ON): esse tipo de ação garante o direito a voto e à participação nas decisões da companhia;
  • Ações Preferenciais (PN): esse tipo de ação não permite o direito a voto nas assembleias, mas por outro lado, tem preferência na hora de receber a distribuição de lucros, como pagamento de dividendos e compensações;
  • Blue Chips: ações de empresas com grande negociação na Bolsa e maior valor de mercado, são as ações de primeira linha;
  • Mid Caps: são ações de empresas de médio porte e que estão em nível intermediário de negociação.

O foco de investir em ações e bolsas de valores é conseguir maiores recursos para serem aplicados no desenvolvimento geral do negócio.

Previdência privada

A previdência privada é um tipo de aposentadoria sem estar totalmente relacionada ao INSS. É como um fundo de investimento comum, mas sua finalidade é ser um veículo para que os investidores guardem recursos para a aposentadoria.

Os fundos de previdência privada são veículos de investimento (com o foco principal na aposentadoria). É uma construção de renda extra.

Existem dois tipos de previdência privada, as fechadas e abertas. Veja cada uma delas:

  • Fechados:  São oferecidos pela empresa apenas a seus funcionários por meio de uma fundação;
  • Abertos:  São disponíveis para qualquer pessoa em bancos ou corretoras.

Além disso, quando o banco oferece uma previdência privada surgem duas siglas, que são os tipos de previdência:

  • PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) para quem faz declaração de renda completa;
  • VGBL ( Vida Geradora de Benefícios Livres) para quem não declara imposto de renda, ou faz a declaração simplificada.

No geral, os planos de previdências mais vantajosos são oferecidos pelas empresas.

Fundos de investimento

Os fundos de investimentos são entidades de investimentos (todos devem ter CNPJ), é basicamente como um condomínio de recursos. Os fundos de investimento são como uma via para seu dinheiro, por exemplo, você coloca seu dinheiro em um fundo de investimento, mas ele não te trará rendimento, o que tratá seu rendimento são os ativos e produtos em que os fundos colocam seu dinheiro.

Os fundos de investimento funcionam de uma forma muito simples,eles reúnem o investimento feito por muitas pessoas e investem esse valor em diversos produtos, o maior objetivo é obter a melhor rentabilidade possível.

Os fundos são uma ótima opção para quem está começando no mundo dos investimentos.

Título de capitalização

O título de capitalização é basicamente uma economia programada, todos os meses o banco vai destinar uma quantia selecionada da sua conta para comprar esse título.Também é uma forma de criar o hábito de guardar dinheiro e de participar de sorteios.

O pagamento desse valor pode ser feito em pagamento único, mensalmente ou periodicamente. A rentabilidade dessa forma de investimento pode ser variável, já que está atrelada à Taxa Referencial.

Para aplicar nos fundos de capitalização, precisa-se estar ciente de:

  • A rentabilidade é aplicada a somente uma parte do dinheiro;
  • É preciso contar com a sorte;
  • Aprenda a avaliar o rendimento;
  • Entenda sobre a liquidez;
  • Sempre se atualize sobre os investimentos.

Consórcio

Consórcio é uma modalidade de aquisição, onde pessoas se unem tendo um objetivo comum de adquirir bens e serviços. Todos os envolvidos contribuem com o valor determinado mensalmente, assim, uma poupança é formada para todos.

Cada administradora de consórcios oferece uma gama de produtos, assim, o cliente pode escolher o que melhor te atende. Veja as maiores vantagens do consórcio:

  • Não tem juros;
  • Promove planejamento financeiro;
  • Favorece negociação a vista;
  • Grande opção de investimento.

Carro próprio

O carro próprio não é a melhor opção de investimento, já que assim que o veículo sai da concessionária já entra de depreciação, desvalorizando de 15 a 20% no mercado.

Casa própria

A casa própria pode ter suas incontáveis vantagens, mas não pode ser considerada um investimento. Ter uma casa própria pensando em investimento e lucro pode ser um lance de sorte, mas nada mais.

Quais são os investimentos mais confiáveis?

Saber quais são os investimentos mais confiáveis é um requisito obrigatório para começar a investir, é importante deixar o tradicional de lado e abrir os olhos para as alternativas, com melhores vantagens e melhores retornos.

Os investimentos confiáveis, são de baixo risco e sua principal característica é a segurança, baseada em volatilidade e liquidez, confira os investimentos mais confiáveis:

  • Tesouro Direto;
  • LCI e LCA ( letras de crédito imobiliário e do Agronegócio);
  • LC (letras de câmbio);
  • Crédito de Depósito Bancário (CDB);
  • Letra Hipotecária (LH).

Quais os tipos de investimento em renda fixa?

Os investimentos em renda fixa são perfeitos para quem tem um perfil mais conservador e não gosta de arriscar. Quem investe em renda fixa opta por comprar títulos públicos e privados, o dinheiro é emprestado ao emissor do papel, que pode ser o Governo, empresas ou bancos. Assim, o retorno financeiro será os juros até a data de vencimento do título.

Veja os principais tipos de investimentos em renda fixa:

  • Tesouro direto;
  • CDB;
  • Debêntures;
  • LCI;
  • LCA;
  • Letras de crédito/ Letras de câmbio;
  • Letra financeira;
  • CRI;
  • CRA;
  • DPGE.

Características da renda fixa

A Renda Fixa tem esse nome justamente por ter uma rentabilidade previsível, essa modalidade de investimento pode seguir as taxas SELIC, CDI ou INFLAÇÃO, estando presentes a maior parte das vezes no CDI.

Com a renda fixa você conquista um patrimônio construído e garantido.

Quais são os investimentos em renda variável?

Você quer turbinar seu patrimônio? Invista na Renda Variável! Com esse tipo de investimento, é possível obter um retorno potencialmente maior que o da renda fixa. Mas entenda, que envolve alguns riscos de mercado específicos.

Para entender melhor os investimentos de renda variável são aqueles cujo retorno é imprevisível no momento do investimento e o valor varia de acordo com o mercado. Confira quais são os investimentos em renda variável:

  • Ações;
  • Fundos Imobiliários;
  • ETFs;
  • Opções;
  • Câmbio;
  • Futuros;
  • Fundos de investimentos;
  • Criptomoedas.

Derivativos de renda variável

Para podermos entender, Derivativos são um instrumento financeiro que tem o preço “derivado” do preço de um ativo, podendo ser de uma taxa de referência ou até de um índice de mercado.

Derivativos de renda variável:

  • Fundos imobiliários;
  • ETFs;
  • Fundos de investimentos.

O que são fundos de investimento?

Um fundo de investimento é uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro. Em outras palavras, fundo de investimento é como um redirecionamento do seu dinheiro para lucrar.

Como saber qual o melhor investimento?

As pessoas que conseguem juntar algum dinheiro com o propósito principal de guardar o valor, muitas vezes perguntam para si mesmas: "Será que eu posso investir e lucrar com esse valor ? Como saber o melhor investimento?".

Para sabermos qual o melhor tipo de investimento para nós, já que o melhor investimento é relativo e muito variável de pessoa pra pessoa, precisamos levar em conta alguns critérios:

  • O tamanho do capital;
  • Análise de perfil de risco;
  • Inflações;
  • Tempo de investimento;
  • Custos operacionais.

Onde encontrar os melhores investimentos?

Todos os investidores procuram qual o melhor investimento do mercado, isso acontece muitas vezes! Os cenários mudam constantemente.

Quando se trata de investimento financeiro, muitas coisas são variáveis e influenciáveis, principalmente a sociedade. Como por exemplo a Covid-19, onde afetou diretamente o mercado financeiro.

O melhor local para procurar o melhor tipo de investimento para você é através da internet, onde você pode ler opiniões, artigos, entender melhor todos os casos, qual é sua realidade e onde você pode aplicar.

Como começar a investir?

Se esse assunto te interessou e você deseja começar a investir, temos o passo a passo de como começar a investir perfeito para você:

  • Estabeleça seus objetivos;
  • Comece por investimentos de curto prazo, mas você pode optar por de médio ou grande prazo;
  • Determine o valor que será investimento mensalmente;
  • Organize seu orçamento;
  • Saiba qual é seu perfil investidor;
  • Estude sobre investimentos;
  • Abra uma conta em uma corretora.

Quais são os melhores investimentos

Os melhores investimentos e a Intersena

Nos tópicos acima, descobrimos quais são os melhores tipos de investimentos e quais se adaptam melhor para você e sua realidade! Investir seu dinheiro e lucrar com isso já é algo vantajoso por si só, mas e se você puder lucrar muito mais com a Intersena, e quem sabe se tornar o próximo milionário do Brasil?

A Intersena é o maior site de apostas online nas loterias federais do país, como a Mega da Virada, Quina, Dia de Sorte e Lotofácil, com total segurança e praticidade, você também pode lucrar contando com a sorte!

Não perca tempo e aposte já na loteria federal com a Intersena e se torne o próximo vencedor.



Voltar



Noticia: 630

iCred

Compre seus créditos antecipadamente e jogue quando quiser.

BOLETIM DIÁRIO

Cadastre-se e receba nossos boletins diários com resultados, data de sorteios, avisos e promoções

VEJA OS DEPOIMENTOS

Depoimentos

Muito pratico.... já ganhei vários prêmios vale a pena tentar... confio na INTERSENA.

Ana Aparecida da Rosa Brasil ESTIVA-MG

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entendi.