Os investidores andam muito interessados no volátil mercado das criptomoedas devido ao aumentos de opções das moedas digitais. Deste modo, a pergunta mais frequente sobre o tema é: Quais as melhores criptomoedas para investir em 2023?
Ao longo desse artigo vamos responder essa dúvida, mas primeiro é importante entender sua origem e cenário. As criptomoedas estão ganhando popularidade por fornecer pagamentos de transações sem interrupções em um período muito curto de tempo. Espera-se que o tamanho do mercado global de criptomoedas atinja US$2,2 Bilhões em 2026, com um CAGR de 7,1%.
Existem várias criptomoedas com potencial além da principal criptomoeda no mercado global, conhecida como Bitcoin. Os investidores criptográficos devem procurar outras dez principais criptomoedas com melhor potencial, exceto o Bitcoin em 2023, para gerar lucro em carteiras criptográficas em algum momento do investimento.
As criptomoedas permitem que você compre bens e serviços e pode negociá-las para obter lucro. Veja a seguir mais sobre o que é criptomoeda, como comprá-la e quais são as melhores criptomoedas para investir 2023.
O são criptomoedas?
Como as criptomoedas funcionam?
O que valoriza uma criptomoeda?
Quais são as principais criptomoedas?
Bitcoin
Ethereum
Tether
BNB
USD Coin
Cardano
Solana
XRP
Terra
Polkadot
Dogecoin
Avalanche
Binance USD
Polygon
Shiba INU
Terra USD
Crypto.com Coin
Wrapped Coin
Dai
Cosmos
Quais são as melhores criptomoedas para investir 2022
Ethereum
Solana
Cardano
Realmente vale a pena investir em criptomoedas?
Criptomoedas são ativos digitais criados usando software de rede de computadores que permite negociação e propriedade seguras. Bitcoin e a maioria das outras criptomoedas são suportadas por uma tecnologia conhecida como blockchain, que mantém um registro inviolável de transações. As blockchains públicas geralmente são descentralizadas, o que significa que operam sem uma autoridade central, como um banco ou governo.
O termo criptomoedas vem dos processos criptográficos que os desenvolvedores implementaram para se protegerem contra fraudes. Essas inovações abordaram um problema enfrentado por esforços anteriores para criar moedas puramente digitais: como impedir que as pessoas fizessem cópias de suas posses e tentassem gastá-las duas vezes.
Unidades individuais de criptomoedas podem ser chamadas de moedas ou tokens, dependendo de como são usadas. Alguns se destinam a ser unidades de troca de bens e serviços, reservas de valor e outros são projetados principalmente para ajudar a executar redes de computadores que realizam transações financeiras mais complexas.
Uma forma comum de criação de criptomoedas é através de um processo conhecido como mineração, que é usado pelo Bitcoin. A mineração pode ser um processo que consome muita energia, no qual os computadores resolvem quebra-cabeças complexos para verificar a autenticidade das transações na rede.
Como recompensa, os proprietários desses computadores podem receber criptomoedas recém-criadas. Outras criptomoedas usam métodos diferentes para criar e distribuir tokens, e muitas têm um impacto ambiental significativamente menor.
Para a maioria das pessoas, a maneira mais fácil de obter criptomoedas é comprá-las, seja de uma exchange ou de outro usuário.
A compra de criptomoedas envolve quatro etapas básicas:
- Decida onde comprá-lo
Existem muitas maneiras de comprar criptomoeda, embora o método mais acessível para iniciantes seja provavelmente uma troca centralizada. As exchanges centralizadas atuam como terceiros que supervisionam as transações para dar aos clientes a confiança de que estão recebendo o que pagam.
Essas exchanges normalmente vendem criptomoedas a taxas de mercado e ganham dinheiro com taxas por vários aspectos de seus serviços. Se você estiver procurando por uma exchange que opere exclusivamente no mundo das criptomoedas, procure por exchanges de criptomoedas puras.
Embora as exchanges centralizadas sejam relativamente fáceis de usar, elas também podem ser um alvo atraente para hackers, dado o volume de criptomoedas que flui através delas. Para usuários mais avançados, existem exchanges descentralizadas cujas taxas podem ser menores do que as cobradas por plataformas centralizadas.
Esses podem ser mais difíceis de usar e exigir mais conhecimento técnico, mas também podem oferecer alguns benefícios de segurança porque não há um alvo único para um ataque cibernético. As criptomoedas também podem ser negociadas por meio de transações ponto a ponto.
- Escolha como você vai pagar
Embora existam milhares de criptomoedas sendo negociadas em todo o mundo, você descobrirá que as opções mais populares estão amplamente disponíveis para compra em moedas fiduciarias, como o dólar americano.
Se você é um comprador de primeira viagem, provavelmente terá que usar dinheiro normal para comprar criptomoedas. Se você é um investidor mais experiente, pode querer trocar algumas de suas participações criptográficas existentes por outro tipo de criptomoeda, por exemplo, Bitcoin por Ethereum.
- Agregue valor à sua conta
Dependendo de como você escolher pagar, pode ser necessário financiar sua conta antes de comprar qualquer criptomoeda. Se você estiver usando moeda fiduciária, a maioria das trocas permite débito e transferências bancárias.
Alguns também permitem que você financie uma compra com seu cartão de crédito, embora isso possa ser uma jogada arriscada com um ativo volátil, como a criptomoeda, porque os custos de juros podem aprofundar suas perdas se seus investimentos diminuírem de valor.
Se você já possui uma criptomoeda, pode transferi-la para sua conta de uma carteira digital ou outra plataforma e usá-la para negociar. Apenas certifique-se de verificar se sua troca de criptomoedas permite negociar entre os ativos que você está olhando. Nem todas as criptomoedas podem ser negociadas diretamente umas pelas outras, e algumas plataformas têm mais pares de negociação do que outras.
Outra coisa a notar é que as taxas das exchanges variam dependendo do que você está comprando e como você está comprando, então revise esses detalhes com cuidado.
- Selecione uma criptomoeda
Existem muitas opções para investidores em criptomoedas, embora não haja nenhuma que seja adequada para todos. Antes de comprar, pergunte-se quais são seus objetivos para esse investimento.
A criptomoeda é um investimento relativamente arriscado, não importa de que maneira você a corte. De um modo geral, os investimentos de alto risco devem constituir uma pequena parte do seu portfólio geral, uma diretriz comum não é mais do que 10%.
Você pode querer olhar primeiro para reforçar suas economias de aposentadoria, pagar dívidas ou investir em fundos menos voláteis compostos de ações e títulos. Existem outras maneiras de gerenciar o risco em seu portfólio de criptomoedas, como diversificar a variedade de criptomoedas que você compra.
Os ativos criptográficos podem subir e descer em diferentes graus e em diferentes períodos de tempo, portanto, ao investir em vários produtos diferentes, você pode se proteger – até certo ponto – das perdas em uma de suas participações.
Conheça abaixo uma relação das melhores criptomoedas para investir em 2023:
Bitcoin é uma moeda digital descentralizada criada em janeiro de 2009. Ela segue as ideias apresentadas pelo misterioso e pseudônimo Satoshi Nakamoto.
A identidade da pessoa ou pessoas que criaram a tecnologia ainda é um mistério. O Bitcoin oferece a promessa de taxas de transação mais baixas do que os mecanismos tradicionais de pagamento online e, ao contrário das moedas emitidas pelo governo, é operado por uma autoridade descentralizada.
O Bitcoin é conhecido como um tipo de criptomoeda porque usa criptografia para mantê-lo seguro. Não há bitcoins físicos, apenas saldos mantidos em um livro público ao qual todos têm acesso transparente (embora cada registro seja criptografado). Todas as transações de Bitcoin são verificadas por meio de um processo conhecido como “mineração”.
O Bitcoin não é emitido ou apoiado por nenhum banco ou governo, nem um bitcoin individual tem valor como mercadoria. Apesar de não ter curso legal na maior parte do mundo, o Bitcoin é muito popular e desencadeou o lançamento de centenas de outras criptomoedas, coletivamente chamadas de altcoins.
Ethereum, a segunda criptomoeda mais popular, é um empreendimento arriscado no mercado de criptomoedas por meio de vários aplicativos inteligentes. É o primeiro blockchain programável do mundo a ser construído com base na inovação do Bitcoin. O Ethereum 2.0 está definido para superar todas as preocupações necessárias do Ethereum para fornecer serviços contínuos aos investidores de criptomoedas para gerar lucro em carteiras de criptomoedas.
Anteriormente conhecido como Realcoin, Tether, negociado como USDT, é uma criptomoeda que foi lançada pela Tether Operations Limited em 2014. Trata-se de uma empresa de propriedade da Bitfinex, uma exchange de criptomoedas com sede em Hong Kong.
O Tether é projetado como uma stablecoin criptos atrelados a ativos ou commodities da vida real para garantir estabilidade de valor e menor volatilidade no mercado.
Stablecoins podem ser atrelados a moedas da vida real, como o dólar americano, o euro, o franco suíço ou commodities preciosas, como metais. No caso do Tether, está atrelado ao dólar americano. Além disso, o Tether também afirma que sua circulação no mercado de criptomoedas está ancorada em uma proporção de 1: 1 com o dólar americano.
A Binance lançou sua própria blockchain nativa em 2019, chamando-a de Binance Chain (BC). Com o BC veio a própria moeda BNB nativa do blockchain. Os usuários receberam a nova moeda BNB em troca de seus tokens BNB ERC-20 por meio de uma troca de token em 2019.
O USD Coin é conhecido como uma stablecoin atrelada ao dólar americano. Moedas criptográficas como a USD Coin fornecem confiança aos investidores em criptomoedas para estarem presentes no volátil mercado de criptomoedas e obter lucro em um processo lento e constante. Os tokens são garantidos com contrato inteligente ERC-20.
Cardano é um dos principais concorrentes do Ethereum, assim como do Bitcoin. Neste mercado de criptomoedas altamente volátil como uma plataforma blockchain de prova de participação. Essa criptomoeda combina tecnologias de ponta para oferecer segurança e sustentabilidade incomparáveis aos DAapps. O token foi projetado para garantir que os investidores em criptomoedas possam participar da operação da rede.
Solana é uma criptomoeda popular que garante a composição entre projetos de ecossistema para manter uma única estatística global. É usado pelas melhores equipes, pois essa criptomoeda com potencial pode transformar o mercado de criptomoedas. É um protocolo de código aberto com uma velocidade de tempos de bloco de 400 milissegundos.
O XRP é uma das principais criptomoedas para ajudar os investidores criptográficos a gerar lucro além do Bitcoin. É um ativo digital construído para pagamentos e pode ser enviado diretamente sem qualquer autoridade central. Ele atua como a criptomoeda mais confiável com potencial para obter liquidez sob demanda.
A Terra é conhecida como o principal protocolo de cadeia cruzada no mercado global de criptomoedas com seus ativos. Essa criptomoeda é um protocolo popular de blockchain público de código aberto para fornecer infraestrutura fundamental para uma economia descentralizada.
A Polkadot permite transferências entre blockchains para oferecer a capacidade de interoperar com uma grande variedade de blockchains na rede Polkadot para investidores de criptomoedas. Ela também fornece estabilidade econômica para permitir segurança transacional para gerar lucro em carteiras de criptomoedas.
A Dogecoin é classificada como uma altcoin, ou seja, uma moeda que não é Bitcoin, é semelhante a outras criptomoedas porque funciona em uma blockchain e seu preço pode ser volátil.
No entanto, ao contrário de outras criptomoedas, como Bitcoin, não há limite para o número de Dogecoins que teoricamente podem existir. E de acordo com um de seus inventores, tem uma comunidade “despreocupada e inclusiva” por trás.
Dogecoin já existe há algum tempo. Foi inventado em 2013 por dois engenheiros de software, Billy Marcus e Jackson Palmer, que inicialmente a criaram como uma piada.
Eles uniram duas das tendências mais quentes daquele ano – Bitcoin e o meme “doge” com um cachorro Shiba Inu – para criar uma nova criptomoeda. Marcus e Jackson queriam uma moeda que fosse acessível ao público em geral, então eles a construíram com software de código aberto que permite que qualquer pessoa visualize seu código-fonte.
Avalanche é uma das criptomoedas populares que está surgindo como a criptomoeda com potencial em 2022 e além. Ela ajuda a criar um mercado financeiro global unificado para negociar moeda digital de maneira contínua. Essa criptomoeda é conhecida pelo algoritmo de consenso de prova de participação para o desenvolvimento de DApps para aprimorar a plataforma.
A Binance Coin faz parte da segunda maior exchange de criptomoedas do mundo com uma população crescente desse token. Essa criptomoeda com potencial pode ser negociada e usada na plataforma de câmbio de forma eficiente e eficaz, além do Bitcoin. A Binance está ganhando popularidade por torná-la um mercado seguro e competitivo para transações contínuas.
Polygon, anteriormente conhecido como Matic Network, é uma plataforma e estrutura de escalabilidade blockchain para conectar e construir redes blockchain compatíveis com Ethereum. A rede também se refere como “internet de blockchains da Ethereum”, porque uma das principais missões da Polygon é agregar soluções escaláveis para suportar um ecossistema Ethereum multichain.
A rede Polygon é nativa da Ethereum, alinhada para ser interoperável com todas as infraestruturas existentes e até futuras da Ethereum, oferecendo uma base para sua interoperabilidade com outras soluções de camada 2, sidechains e blockchains soberanos.
Shiba Inu é um token de meme de criptomoeda lançado por um fundador anônimo chamado Ryoshi. Como Dogecoin ( CRYPTO:DOGE ) , é baseado no meme Doge, que apresenta um cão Shiba Inu. Ele até se chama de “assassino Dogecoin”.
Embora o Shiba Inu tenha sido conhecido como uma alternativa ao Dogecoin, ele tem uma diferença fundamental. Shiba Inu é construído na blockchain Ethereum (CRYPTO:ETH ), para que possa executar contratos inteligentes. Por meio de contratos inteligentes, o Shiba Inu pode trabalhar com aplicativos descentralizados. Dogecoin não tem essa capacidade, tornando-o muito mais limitado em termos do que pode fazer.
Terra USD (ou UST) é uma stablecoin descentralizada, escalável, com juros e algorítmica que oferece uma ampla gama de recursos. Em particular, é famoso por sua política monetária predominantemente infinitamente escalável.
A stablecoin cresceu em seu papel desde seu lançamento em 2020. Está definido para desafiar o líder de mercado de stablecoins DAI. Ele oferece uma experiência escalável ao mercado DeFi em meio aos graves problemas de escalabilidade que muitas cadeias convencionais enfrentam.
A Crypto.com Chain e seu token CRO funcionam como uma solução de pagamento baseada em criptografia, encarregada de dar suporte a liquidações de moeda intermediária de ativos cruzados e melhorar a interoperabilidade entre criptomoedas e pagamentos baseados em moeda fiduciária.
A Wrapped Coin é um token que representa uma criptomoeda de outro blockchain ou padrão de token e vale o mesmo que a criptomoeda original. Ao contrário da criptomoeda original, o token encapsulado pode ser usado em certas blockchains não nativas e posteriormente resgatado pela criptomoeda original.
Um dos maiores benefícios dos tokens encapsulados é que eles criam maior interoperabilidade entre criptomoedas não compatíveis e blockchains – abrindo a porta para empréstimos de bitcoin ou empréstimos em plataformas DeFi. Isso fornece maior liquidez aos serviços descentralizados e aumenta a utilidade dos ativos criptográficos.
A Dai foi lançada inicialmente com suporte para apenas um colateral, que era o Pooled Ether, também conhecido como PETH. A criptomoeda está atrelada ao dólar americano, ou seja, a pessoa sempre deve apenas o que tomou emprestado inicialmente, além dos juros.
Cosmos (ATOM) é uma criptomoeda que capacita um ecossistema de blockchains criados para expandir e interoperar entre si. Cosmos é uma cadeia com prova de participação. Os titulares de ATOM podem fazer participações de tokens para manter a rede e receber mais ATOM como uma recompensa.
As melhores criptomoedas para investir em 2022 por capitalização de mercado é sempre uma dúvida. Mais de 18.000 criptomoedas diferentes são negociadas publicamente, de acordo com o CoinMarketCap, um site de pesquisa de mercado, as criptomoedas continuam a proliferar. O valor total de todas as criptomoedas em 2022 é de cerca de US$1,7 trilhão, tendo caído substancialmente de uma alta histórica acima de US$2,9 trilhões no final de 2021.
Saiba a lista das mais populares para investir neste ano:
Preço atual: US$2.731,38
Valor de mercado: US$326,80 bilhões
Preço atual: US$ 92,03
Valor de mercado: US$29,40 bilhões
Preço atual: US$0,87
Valor de mercado: US$29,20 bilhões
É possível ficar rico investindo em criptomoedas em 2023, mas você também pode perder todo o seu dinheiro. Como ambos podem ser verdadeiros? Investir em ativos criptográficos é arriscado, mas também potencialmente extremamente lucrativo.
A criptomoeda é um bom investimento se você deseja obter exposição direta à demanda por moeda digital, enquanto uma alternativa mais segura, mas potencialmente menos lucrativa, é comprar ações de empresas com exposição à criptomoeda. Então é preciso examinar os prós e contras antes de investir em criptomoedas.
Vários fatores tornam a criptomoeda um tanto quanto instável, pelo menos atualmente, enquanto outros sinais estão surgindo de que a criptomoeda está aqui para ficar.
As exchanges de criptomoedas, mais do que as bolsas de valores, são vulneráveis a serem hackeadas e se tornarem alvos de outras atividades criminosas. Essas violações de segurança levaram a perdas consideráveis para investidores que tiveram suas moedas digitais roubadas.
Armazenar com segurança criptomoedas também é mais difícil do que possuir ações ou títulos. As exchanges de criptomoedas como Coinbase facilitam bastante a compra e venda de ativos criptográficos como Bitcoin e Ethereum, mas muitas pessoas não gostam de manter seus ativos digitais em exchanges devido ao risco acima mencionado de ataques cibernéticos e roubo.
Alguns proprietários de criptomoedas preferem opções de “armazenamento a frio” offline, como hardware ou carteiras de papel, porém, o armazenamento a frio vem com seu próprio conjunto de desafios. O maior é o risco de perder sua chave privada, sem a qual é impossível acessar sua criptomoeda.
Também não há garantia de que um projeto de criptografia em que você investe seja bem-sucedido. A concorrência é acirrada entre milhares de projetos de blockchain, e opções que não passam de fraudes também são predominantes na indústria de criptomoedas. Apenas um pequeno número de projetos de criptomoeda acabará por florescer.
Os reguladores também podem reprimir toda a indústria de criptomoedas, especialmente se os governos começarem a vê-las fortemente como uma ameaça e não apenas uma tecnologia inovadora.
E, com as criptomoedas sendo baseadas em tecnologia de ponta, isso também aumenta os riscos para os investidores. Grande parte da tecnologia ainda está sendo desenvolvida e ainda não foi amplamente comprovada em cenários do mundo real.
Portanto, esse artigo serve para te guiar nesse universo das criptomoedas e saber qual caminho seguir. Pode valer a pena saber as melhores criptomoedas para investir em 2023, mas tem que ser por um caminho seguro.