O ano do tigre

O ano do tigre

Você provavelmente já ouviu falar sobre o ano do tigre, mas será que sabe o que ele significa e sua origem? Na cultura chinesa e de outros países da Ásia Oriental, 2022 é o ano do tigre, que se iniciou no dia 1º de fevereiro. 

Se você sempre teve curiosidade em aprender mais sobre o ano do tigre, saiba que neste texto vamos detalhar tudo sobre ele, seu significado, origem, tradições, como ele é comemorado no mundo inteiro e principalmente na China.

O que significa o ano do tigre?
Quando começa o ano do tigre 2022?
Quais as origens do festival?
O que acontece no festival?
Como outros países asiáticos celebram?
Como é celebrado mundo afora?
Traga sorte para o ano do tigre com a Intersena

 

O que significa o ano do tigre?

Na astrologia dos chineses, existem 12 signos, e cada um é veiculado a um ano, diferentemente da astrologia conhecida aqui no ocidente, onde cada signo é veiculado a um período. Os 12 signos são: o rato, o boi, o tigre, a lebre, o dragão, a serpente, o cavalo, o carneiro, o macaco, o galo, o cachorro e o porco. Cada um carrega diferentes características que, segundo a tradição, costumam indicar como será aquele ano, além da personalidade das pessoas nascidas no ano de cada um desses signos

O ano de 2022, seguindo o horóscopo chinês, é o ano do tigre, que sucede o ano do boi. De acordo com a astrologia chinesa, pessoas nascidas no ano do tigre são consideradas corajosas, fortes e bastante competitivas. E 2022 tem tudo para ser um ano com muito dinamismo em todo os acontecimentos mundo afora. Com a energia impulsiva e vigorosa do signo, muitos acontecimentos importantes podem acontecer ao longo de 2022.

 

Quando começa o ano do tigre 2022?

Saiba quando começou o ano do tigre 2022

No ocidente, é mais que conhecido por todos que o ano começa à meia noite do dia 1º de janeiro seguindo o calendário gregoriano. Porém, muita gente não sabe que na China e em vários outros países orientais, não é bem assim.

Pelo calendário solar, o ano do tigre teve início no dia 3 de fevereiro, sendo essa data utilizada pela astrologia chinesa e pelo Feng Shui. Já no calendário lunar, o ano do tigre teve início um pouco antes, no dia 1º de fevereiro de 2022. O calendário lunar é o mais utilizado nas comemorações populares chinesas que, como veremos a seguir, são muito tradicionais e atraem a atenção e a curiosidade do mundo inteiro.

 

Quais as origens do festival?

Pela tradição chinesa, acredita-se que as origens do festival do ano do tigre remontam a mais de três mil anos atrás. Para ser mais exato, no século 14 antes de Cristo, há mais de 3 mil anos, na Antiguidade. Nesse período, a China era comandada pela dinastia Shang.

As origens desse festival também remontam a muitas lendas chinesas bastante antigas. De acordo com uma das lendas mais conhecidas, o povo chinês usava luzes com muito brilho, enfeites vermelhos e música alta para expulsar um monstro que atacava as aldeias quando o ano começava, já que o monstro tinha medo de todas essas coisas. O que seria uma necessidade para afastar esse monstro, foi se transformando em tradição e festa ao longo dos anos.

 

O que acontece no festival?

Festival do ano do tigre

O festival do ano do tigre é um dos mais tradicionais da Ásia e do mundo inteiro, atraindo turistas de todos os cantos do planeta por conta de suas cores, danças e fantasias. Na China, as festividades tem como objetivo trazer sorte e boas energias para o ano que começa, além de despedir do ano anterior, nada muito diferente das festas de ano novo às quais estamos acostumados em todo o ocidente.

Porém, no festival do ano do tigre na China, os chineses comemoram nas ruas, com espetáculos, muitos fogos de artifício e os tradicionais dragões, formados por pessoas enfileiradas nas ruas vestidas de um dragão, cantando e dançando músicas tradicionais.

Os cidadãos chineses enfeitam suas casas com muitos enfeites vermelhos, que acreditam que traz boa sorte para o ano novo. Outra tradição é que as famílias presenteiem as crias com dinheiro em envelopes da cor vermelha. As festas podem durar até duas semanas.

Como não poderia ser diferente em qualquer festa tradicional de qualquer lugar do mundo, o festival do ano do tigre também é repleto de banquetes familiares com os mais tradicionais pratos chineses, como o rolinho primavera, bastante conhecido aqui no Brasil, além de muitos outros pratos à base de peixes.

 

Como outros países asiáticos celebram?

O ano do tigre também é celebrado em muitos outros países da Ásia, além da China. 

Na Mongólia, os cidadãos costumam fazer suas orações em pilhas de pedras conhecidas no país como ovoo. Uma tradição entre o povo da Mongólia é trocar garrafas de rapé entre si, já que acreditam que isso promove a união entre o povo. Lá o festival é chamado de Festival da Lua Branca, ou Tsagaan sar.

O Vietnã, por exemplo, é outro país que costuma ter diversas comemorações do ano do tigre entre seus cidadãos. Isso porque esse país fez parte do Império Chinês por mais de um milênio, portanto sua cultura foi bastante influenciada pela China. No Vietnã, os cidadãos costumam decorar suas casas com muitas flores, como as flores de pêssego e uma planta chamada ócna.

Outra tradição do festival do ano do tigre no Vietnã é bastante peculiar e chama bastante atenção. Os vietnamitas costumam rasgar dinheiro, isso mesmo, com o objetivo de oferecê-lo aos seus antepassados. Mas é claro que o dinheiro queimado não é de verdade. Eles acreditam que esse ritual traz prosperidade e funciona como um pagamento para os antepassados que já se foram. Bem curioso!

Agora, quando o assunto é gastronomia, os festivais do Vietnã também contam com uma comida muito tradicional para o seu povo: um bolo de arroz em formato de quadrado, com feijão e carne de porco que leva muitas horas para ser cozido, e é conhecido como Bánh chu’ng. A iguaria seria uma representação da Terra, que nos tempos antigos era considerada quadrada em vez de redonda.

Ainda falando em alimentos, outra tradição dos vietnamitas é montar diversos altares para o Deus da Cozinha, uma das divindades mais cultuadas pelos locais. Nesse altar, são colocados frutas, alimentos e bebidas.

Por fim, uma das tradições mais artísticas e belas dos festivais do ano do tigre no Vietnã são os cartões vermelhos escritos com belas caligrafias ornamentais, com os quais os vietnamitas se presenteiam.

Já na Coreia do Sul, outro país onde esse festival é bastante comum e tradicional, as famílias costumam se reunir para festejar, comer, beber e jogar os jogos mais tradicionais da cultura coreana, como um jogo chamado yunnori. O spam, uma carne enlatada, também é bastante tradicional nas festividades da Coreia do Sul, herança da Guerra da Coreia nos anos 1950.

 

Como é celebrado mundo afora?

No mundo inteiro existem comemorações do ano do tigre, já que a comunidade chinesa e asiática se faz presente em todos os quatro cantos do mundo. Uma das festas mais tradicionais fora da China ocorre nos Estados Unidos, em Nova Iorque, onde ocorre uma grande queima de fogos de artifício.

No Reino Unido também ocorrem muitos festivais, sendo um dos mais famosos o que acontece na cidade de Manchester, onde um dragão gigante, com mais de 50 metros de comprimento, passeia pelas ruas.

Em Cingapura, na Ásia, o festival também é muito animado, com danças, apresentações, queima de fogos e muitas fantasias desfilando pelas ruas.

 

Traga sorte para o ano do tigre com a Intersena

Venha testar sua sorte do ano do tigre

Intersena é o primeiro portal de loterias online e está desde 1999 facilitando seus jogos. Com a Intersena, você joga de onde estiver com toda a comodidade e segurança. Não deixe para depois, acesse agora o site, escolha a sua loteria preferida e faça o seu jogo. Já imaginou se hoje é o seu dia de sorte?

Além da praticidade na hora de realizar o seu jogo, a Intersena ainda te avisa por e-mail caso você seja sorteado. O valor do prêmio fica disponível na nossa conta do i-cred e você pode transferir para uma conta de sua preferência. Tornando o seu dia a dia ainda mais prático.

Com a Intersena, todos os seus dados pessoais informados no momento do cadastro são protegidos com o mais alto padrão de segurança. Saiba que a Intersena não comercializa nenhuma informação para terceiros.

Além disso, a Intersena só mantém esses dados por um tempo necessário para realização das jogadas. Depois disso, eles são deletados do sistema ou anonimizados.

A plataforma da Intersena também é protegida contra a ação de pessoas mal intencionadas, como golpistas e fraudadores. Os dados cadastrados no nosso sistema são usados apenas para promover uma melhor experiência para o usuário e enviar os comunicados, mas você pode realizar alterações no cadastro a qualquer momento, além de ter a opção de não receber mais nossos e-mails.

O intuito da Intersena é oferecer uma opção simples para quem deseja participar dos vários concursos da Loteria Federal. Por isso, o site é desenhado de forma intuitiva para que o usuário consiga jogar com muito mais praticidade, conforto e, principalmente, segurança.






Noticia: 772

iCred

Compre seus créditos antecipadamente e jogue quando quiser.

BOLETIM DIÁRIO

Cadastre-se e receba nossos boletins diários com resultados, data de sorteios, avisos e promoções

VEJA OS DEPOIMENTOS

Depoimentos

Muito pratico.... já ganhei vários prêmios vale a pena tentar... confio na INTERSENA.

Ana Aparecida da Rosa Brasil ESTIVA-MG

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entendi.