Como cortar gastos supérfluos?

Como cortar gastos supérfluos

Dinheiro traz felicidade? Depende. Economizar é uma palavra que sempre fez parte da vida dos brasileiros. Economizar para o jantar, economizar para um jogo do final de semana, economizar para uma viagem… seja qual for o plano, as pessoas precisam muitas vezes se planejar financeiramente para realizá-los.

Mas com o ato de economizar, também vem a esperança de acertar na loteria. Assim, os sonhos poderiam ser vividos sem preocupações, e aquela viagem, carro novo, casa nova, seria uma realidade.

E mesmo sabendo que se deve economizar dinheiro, será que todos sabem como fazer um planejamento financeiro para poupar o salário e realizar esses desejos? Muitas vezes o gasto vem de um impulso, por isso, deve-se ter equilíbrio para um controle financeiro.

Nesse artigo vamos mostrar como gastos supérfluos podem atrapalhar o seu controle financeiro.

 

O que são gastos supérfluos?

Gastos supérfluos são aqueles considerados gastos desnecessários. E é muito comum ouvirmos falar sobre maneiras de cortar gastos supérfluo. Mas, por vezes, não sabemos o que é supérfluo na situação financeira e dia a dia. Além disso, o que pode ser supérfluo para um, parece uma despesa essencial para outro.

Mas quando se há um objetivo, as despesas desnecessárias costumam parecer mais fáceis de serem evitadas e cortadas do orçamento. Por isso, a educação financeira é importante, para saber o que é desnecessário em busca do objetivo, e o que deve continuar.

Se você tem dificuldades para entender mais sobre o que pode ser gastos supérfluos e o que são despesas essenciais no seu orçamento, continue lendo este artigo que vamos explicar mais.

Qual a diferença entre gastos e despesas?

Às vezes a linha entre gastos supérfluos e despesas pode parecer bastante tênue para algumas pessoas. Mas será que realmente sabemos quais são as coisas desnecessárias que compramos?

Então, para entender melhor, vamos explicar a diferença entre gastos e despesas, sabendo disso, é um ótimo passo para começar a ter um bom controle financeiro. Mas lembre-se: quem define as prioridades do seu dinheiro é você!

Os gastos necessários são aqueles que você precisa fazer para suas necessidades básicas, ou seja, neles se incluem alimentação, saúde, moradia, educação etc.

Enquanto isso, os gastos supérfluos podem ser aquelas coisas que se acumulam, que podem ser consideradas como pequenos luxos, ou que não são necessidades básicas, como roupas e acessórios. Além disso, muitas vezes é possível ter gastos supérfluos em passeios, viagens, festas, jogos, bebidas alcoólicas, cuidados no salão de beleza, refeições fora de casa, eletrônicos, delivery, etc. Um tipo de gasto supérfluo que tem sido cada vez mais frequente, são assinaturas de serviços que não são usados, como por exemplo, streamings ou aplicativos.

Como cortar gastos supérfluos?

Para começar a cortar os gastos supérfluos, primeiramente, é preciso entender o que é o gasto supérfluo no seu planejamento financeiro. A partir disso, pode-se começar a cortar aos poucos, para entender realmente que aquele item não é necessário.

Para entender o que é supérfluo você pode organizar e classificar seus gastos. Antes de comprar algo, pense bem a real necessidade disso e escolha entre as opções mais baratas, cortando os gastos supérfluos.

Outra dica para ajudar a cortar os gastos supérfluos é manter um diário ou uma planilha de controle financeiro, incluindo as dívidas com cartão de crédito ou compras no crediário. Assim, pode ter uma visão mais ampla e foco no controle do orçamento.

Escolha fazer sua refeição em casa, pesquise preços de supermercados antes de fazer as compras, organize e renegocie suas dívidas, atualize seus planos e assinaturas eliminando o que não usa mais e mantenha o que utiliza frequentemente. Veja mais detalhes:

Pesquise antes de fazer compras

Realizar uma pesquisa de preços antes de comprar produtos é essencial para economizar e cortar gastos desnecessários. Se o mercado X tem um preço mais em conta que o mercado Y, valerá a pena no final.

Organize as suas contas

Para ter uma visão melhor das suas contas, anote cada saída do seu dinheiro, e, em seguida, organize os gastos por área de necessários e supérfluos. Coloque tópicos como alimentação, moradia, transporte, saúde, lazer etc., para entender onde pode existir uma maior economia.

Renegocie dívidas

Renegocie suas dívidas. Às vezes você pode garantir um bom desconto de renegociação e se livrar o quanto antes delas.

Evite comer fora

Sair para comer ou pedir delivery, às vezes, se torna uma necessidade quando não se tem o hábito de fazer comida em casa. Tente se programar melhor para preparar suas refeições, assim você pode, além de economizar, também ter uma alimentação mais balanceada e saudável.

O que é educação financeira?

Quando falamos em controle financeiro, pensamos também em educação financeira. A educação financeira é necessária para que as pessoas possam compreender melhor forma de lidar com o dinheiro.

A educação financeira é definida pelo OCDE como “o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas bem informadas…”.

Para que serve a educação financeira?

A educação é essencial no geral, seja educação escolar, educação familiar e também a educação financeira. No caso da educação financeira, educar um indivíduo a saber lidar com o dinheiro tem o intuito de cuidar da vida econômica dele.

No Brasil, sabemos o quanto é importante ter um controle financeiro, e muitas pessoas e famílias sofrem por não conseguirem adequar a renda às suas realidades. E também, podemos perceber o inverso, que quanto mais se ganha mais se gasta.

Pois bem, sem uma educação financeira o apostador de loterias pode se tornar milionário e acabar com o dinheiro muito rapidamente. Por isso, é importante saber trabalhar com o seu dinheiro, onde investi-lo e quando gastá-lo. A educação financeira também trabalha em equilíbrio, disciplina, autocontrole emocional, gestão e inteligência financeira, e assim, gerar uma relação saudável com o seu dinheiro.

Quais os benefícios?

Investir tempo em educação financeira pode trazer muitos benefícios para a pessoa e, principalmente, pode evitar riscos e problemas financeiros futuros.

O financeiro de uma pessoa pode reger grande parte da sua vida, afinal, quase tudo depende dessa troca hoje em dia. Veja alguns benefícios da educação financeira:

  • Mais qualidade de vida;
  • Qualidade de consumo;
  •  Aprender mais sobre o real valor do dinheiro;
  • Planejar melhor o futuro;
  • Ter a capacidade de investir em sonhos e desejos;
  • Garantir uma reserva financeira;
  • Fazer o dinheiro render;
  • Abrir o próprio negócio.

Como cortar gastos Supérfluos

Aumente seus ganhos com as loterias

Você já tinha parado para pensar em como organizar melhor o seu dinheiro? A educação financeira é extremamente importante para fazer com que seu dinheiro renda e que possa ser bem usufruído, sem deixar de lado momentos de lazer e principalmente, garantindo a estabilidade.

Ganhar na loteria pode ser um sonho, mas não saber utilizar o dinheiro pode trazer ruínas. Por isso, comece a se organizar financeiramente HOJE. Não espere para um futuro, pois o que for alinhado agora, poderá trazer uma boa colheita futuramente, garantindo o sossego seu e de sua família. 

Queremos que os apostadores da Intersena sejam conscientes e realizem os seus sonhos, enquanto o jogo está rolando, torcemos para que o ganhador faça um bom uso do prêmio e que o valor seja bem-vindo para não apenas desafogar de dívidas, mas também, usufruir em seus propósitos.

Planeje sua renda e adeque um valor para apostar em seus sonhos. Você encontra as loterias de diversos valores na Intersena, como a Mega-Sena e a Lotofácil, por exemplo, para que jogar seja uma aposta na sorte e que possa te render um bom valor.

Curtiu as nossas dicas? Fique ligado no nosso blog e saiba como jogar aqui.



Voltar



Noticia: 670

iCred

Compre seus créditos antecipadamente e jogue quando quiser.

BOLETIM DIÁRIO

Cadastre-se e receba nossos boletins diários com resultados, data de sorteios, avisos e promoções

VEJA OS DEPOIMENTOS

Depoimentos

Muito pratico.... já ganhei vários prêmios vale a pena tentar... confio na INTERSENA.

Ana Aparecida da Rosa Brasil ESTIVA-MG

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entendi.